quinta-feira, 1 de março de 2012

Uma mulher comum

   "  A mulher de Jó deveria estar sobre muita pressão, à medida que tantos acontecimentos catastróficos sobrevinham a ela e ao marido.Ela havia desfrutado de uma vida de privilégio e conforto e era respeitada como uma esposa de um homem íntegro e rico. A prosperidade pode cobrir uma multidão de pecados, mas a adversidade os põe em evidência.Ao mesmo tempo em que as chamas da adversidade mostram as verdadeiras motivações de Jó, revelaram as motivações de sua esposa.
     A previsão de satanás diante de Deus foi de que,caso sobrevivesse a calamidade a Jó ela blasfemaria "contra ti na tua face" (Jó 1.11:2.5).Seria mera coincidência sua própria esposa sugerir a Jó:"ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre."( Jó 2.9)? Com frequência , os que estão mais próximos de um a pessoa podem ser usados por satanás para desanimá-la e desviá-la da fé.
     Jó perguntou a sua esposa:"Temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?"(2:10).Podemos dar credito a Deus pelo bem, mas não pelo mal que acontece em nossas vidas? Deus ainda está no controle quado sobrevém a adversidade? Como aceitar uma adversidade vinda de Deus, se satanás está diretamente por trás dela? Podemos ser abalados pelas circunstancias  adversas e, ainda assim,ter confiança de que Deus esta no controle de tudo e quer o melhor para nós? Qual é a diferença entre fé verdadeira e mera superstição?Quem confia em Deus apanas nos bons momentos e não nos maus engana a si mesmo sobre a sua confiança em Deus. Jó chamou a sua mulher de "louca" (Jó 2;10).
     A esposa de Jó abandonou seu marido no momento em que ele mais precisava de seu apoio, tornando seu sofrimento ainda maior de enfrenta-lo sozinho.Apesar de ele ter procurado corrigir a  maneira de pensar da sua esposa, o texto não diz se ela se arrependeu ou não.Seu nome não é mencionado junto com o dos três amigos que, no final, precisaram arrepender-se, fazer um sacrifício a Deus e pedir que Jó orasse por eles. Talvez ela tenha ouvido a correção de Jó ou, como esposa dele  ela estivesse sobre a cobertura de retidão de seu marido.Supomos que ela tenha sido mãe dos outros filhos que nasceram depois da restauração de Jó, uma vez que tudo indica que Jó era monógamo.
     O que Jó precisava, de fato, era de consolo e de compaixão. Infelizmente, quando uma esposa sente-se ameaçada pela insegurança e instabilidade, com frequência ela é consumida por seus próprios medos e não é capaz de encontrar forças e coragem para ser companheira e compassiva. Por um lado, a esposa de Jó era uma mulher comum e normal, que não foi capaz de suprir as necessidades de seu marido num momento de adversidade. Por outro lado, ela permaneceu ao lado de seu marido e suportou as aflições junto com ele,perdendo os filhos, as posses, ainda assim, sobrevivendo."A bíblia da mulher.Editora mundo cristão.
     Mas, para quem já havia perdido tudo em sua vida, não era nada para ela morrer ou incitar o seu esposo á morte.Como podemos julga-la por este comportamento já que provavelmente ela já enfrentava uma morte no seu interior?Sim, por que com certeza esta mulher  já não tinha mais fé em nada e em ninguém, pois de uma hora para outra se vê sem nada!Esta situação tem norteado e sentenciado muitas mulheres não somente no mundo, mas dentro das igrejas. Não há esperança, a fé tem se dissipado e muitas das que sorriam hoje choram sem conforto, sem vida, sem sonhos, sem perspectivas, sem rumo.
     A esperança de ver brotar algo do solo arenoso ou do deserto é tão escasso que a morte é certa para estas mulheres.Mas, enquanto houver virgulas..."há esperanças, mesmo o machado posto á raiz, há esperanças".O ponto final quem coloca é Deus e este ponto final se chama Jesus!
      A minha função é enxertar esperança , trazer de volta tudo aquilo que traz esperança!Jesus ele é este rio que remove a incredibilidade e traz a Tua presença maravilhosa trazendo restauração.


Nenhum comentário: